Morar no exterior não é um desafio fácil, pois envolve vários aprendizados, como o domínio de um novo idioma e o contato com uma nova cultura. Além disso, exige o afastamento de amigos e familiares. Uma escolha que, muitas vezes, implica na vivência de diferentes sentimentos e emoções, como tristeza, alegria, medo, angústia e frustação. Dependendo de como é vivenciado, pode abalar, inclusive, a autoconfiança e a autoestima. Por isso, é fundamental que o cuidado com a saúde mental não seja negligenciado. Estar atento aos seus sentimentos e emoções, dominar o idioma, fazer novas amizades, criar novas rotinas, manter o contato com os familiares e amigos do Brasil, mesmo que virtualmente, são medidas que podem ajudar a superar esse momento.
Nesse sentido, algumas vezes, é preciso ir além desses cuidados e procurar pela ajuda especializada de um psicólogo que pode contribuir para compreensão do que está causando sofrimento psíquico. Além disso, fazer psicoterapia favorece o autoconhecimento, proporcionando maior equilíbrio emocional. Cuidar da saúde mental é fundamental, pois favorece o seu bem estar e evita, inclusive, muitos adoecimentos físicos, como é o caso das doenças psicossomática, que se fazem presentes através de sintomas, como feridas na pele, alergias, úlceras no estomago, entre outras.
Há também pessoas que apresentam quadros mais graves de adoecimento, que em função de certa predisposição e determinada história familiar, marcada por sofrimentos psíquicos presentes desde o nascimento ou da infância (Transtorno de ansiedade, Transtorno depressivo, etc.). Essas pessoas quando decidem vivenciar um desafio, como o de morar no exterior, podem ter o seu quadro clínico agravado, em função da forte pressão decorrente dessa mudança de vida.
Considerando esses diferentes motivos para procurar um atendimento psicológico, a Psicoterapia online surge como uma possibilidade de tratamento para brasileiros que moram no exterior, e querem realizar uma psicoterapia com um profissional que fale o seu idioma e conheça sua cultura. Pesquisas e pacientes que já realizaram esse tipo de atendimento confirmam que a Psicoterapia online é tão eficaz quanto a psicoterapia presencial.
Para realizar a Psicoterapia online é preciso ter apenas um celular, ou tablete ou computador com acesso à internet. O paciente deverá entrar em contato com a psicólogo para agendar um horário para a consulta. As consultas são realizadas por videoconferência através de plataformas criptografadas, como: Skype, Google Meet ou Zoom. O psicólogo orientará sobre os procedimentos necessários para garantir a privacidade e segurança. Esses procedimentos seguem as regulamentações do Conselho Federal de Psicologia e do Código de Ética Profissional do Psicólogo
Caso queira mais informações, entre em contato com a Psicóloga Márcia Necyk.