Campanha Janeiro Branco: O mundo pede Saúde Mental
Janeiro Branco é uma campanha dedicada à divulgação e construção de uma cultura de Saúde Mental na humanidade. Considerando o momento atual de pandemia do COVID-19, essa campanha adquire ainda mais relevância, pois como os dados de pesquisas apontam a Pandemia acarretou um agravamento na Saúde Mental Mundial.
Uma publicação, de novembro de 2021, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), “Strengthening mental health responses to COVID-19 in the Americas: A health policy analysis and recommendations”, destaca o efeito devastador da pandemia de COVID-19 sobre a saúde mental e o bem-estar das populações das Américas, bem como o impacto da interrupção de serviços em toda a região.
Os dados analisados mostram que mais de quatro em cada 10 brasileiros tiveram problemas de ansiedade; os sintomas de depressão aumentaram cinco vezes no Peru; e a proporção de canadenses que relataram altos níveis de ansiedade quadruplicou.
O documento também analisa as consequências para a saúde mental das pessoas que sofreram com o novo coronavírus. O dados sugerem que um terço das pessoas que sofreram com COVID-19 foram diagnosticadas com transtorno neurológico ou mental. Além disso, a publicação aponta para interrupções contínuas em serviços essenciais para transtornos mentais, neurológicos e uso de substâncias em mais da metade dos países da região. Há dados que indicam também um aumento na violência doméstica.
O material também documenta o impacto da COVID-19 na saúde mental de populações vulneráveis, como jovens, mulheres, pessoas com transtornos mentais pré-existentes, bem como trabalhadores da saúde e da linha de frente e pessoas com menor status socioeconômico, e observa que estes foram mais gravemente afetados por interrupções nos serviços de saúde mental.
Os autores pedem uma ação imediata para fortalecer os sistemas e serviços de saúde mental na região, com atenção especial à integração do apoio psicossocial em setores e ambientes como a atenção primária à saúde, educação, serviços sociais.
O documento ressalta também a importância de cuidarmos da Saúde Mental. Vamos levantar essa bandeira e mobilizar nossos governantes para a importância do tema. Comece refletindo sobre você: como está a sua Saúde Mental? Procure ajuda especializada de um psicólogo, se necessário.