A escolha profissional é um momento importante na vida de qualquer pessoa e é um processo altamente complexo, pois envolve vários aspectos, como: interesses, habilidades, personalidade, questões familiares e questões econômico-sociais. Na psicologia, considera-se também relevante as ansiedades e conteúdos inconscientes relacionados a esse processo de escolha.
Na atualidade, entende-se que o processo de orientação profissional tem um caráter mediador e cooperativo entre o psicólogo especializado e o indivíduo ou o grupo que necessite de ajuda quanto à elaboração e consecução de um projeto de vida profissional/ocupacional. Esse processo envolve vários aspectos, como: conhecimento do seu processo de escolha, autoconhecimento, conhecimento do mundo do trabalho e dos modelos de elaboração de projetos. Pode ser realizado por toda a vida, em todas as idades e com todas as pessoas.
As intervenções ocorrem de forma individual ou grupal, por videoconferência. Geralmente, estima-se a realização de 8 a 10 encontros. Utilizam-se vários instrumentos, como: entrevista clínica, jogos, dinâmicas, pesquisas sobre o mercado de trabalho e questionários. No final do processo, ocorre uma entrevista final para devolução do que foi observado pelo psicólogo durante o processo.
A intervenção também pode ser realizada nas escolas a partir de um projeto para diferentes anos escolares ou com uma intervenção específica para o período de escolha do vestibular.
Durante o processo, adota-se uma abordagem clínica, baseada na psicanálise e nos conceitos de Bohoslavsky com objetivo de identificar as motivações inconscientes que implicam no processo de escolha profissional.
Como o trabalho visa à elaboração de um projeto, agendam-se consultas periódicas para acompanhamento e revisão. Hoje, em função das constantes mudanças sociais e no mercado de trabalho, estudiosos apontam que as pessoas realizam várias escolhas profissionais no decorrer da sua vida. Acredita-se que esse acompanhamento, ajude as pessoas a realizarem suas reescolhas, se necessário, com menos sofrimento e mais equilíbrio e tranquilidade.