O mundo digital, e particularmente a Internet, vem causando mudanças significativas na vida contemporânea das pessoas, com implicações em diferentes áreas, como: trabalho, relações sociais, entretenimento e no cuidado da saúde física e mental. Em função disso, a psicologia tem buscado se adaptar a essas transformações. A consulta psicológica online realizada por meio de videoconferência ou por chat tem sido uma alternativa que tem atendido com sucesso essas expectativas contemporâneas.
Vale ressaltar, também, a potencialidade desses recursos tecnológicos, por exemplo, no momento atual de pandemia, com a proibição dos atendimentos presenciais, as consultas online na área de medicina e de psicologia passaram a ser uma ferramenta fundamental no cuidado da saúde física e mental das pessoas.
No exterior, a prática do atendimento psicológico online já é bastante utilizada e sua eficácia reconhecida através de várias pesquisas. Além da eficácia, pesquisas apontam que o vínculo terapêutico entre o paciente e o psicoterapeuta se mantém e que muitos pacientes tímidos e ansiosos preferem iniciar o atendimento psicológico via online e, posteriormente, sentem-se encorajados a procurar ajuda presencial.
No Brasil, a psicoterapia online foi regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia a partir de 2018, através da Resolução 11/2018. Com essa resolução, os psicólogos foram autorizados a prestar diferentes tipos de serviços através das consultas psicológicas online. Por ser recente essa regulamentação, há poucas pesquisas no Brasil sobre o assunto. Essas pesquisas constataram que há formação da aliança terapêutica entre o paciente e terapeuta via atendimento psicológico online do mesmo modo que no atendimento presencial.
Em relação às vantagens da psicoterapia online, as pesquisas e os depoimentos dos pacientes apontam os seguintes aspectos: maior flexibilidade de horário, economia de tempo por não ser necessário a locomoção, continuidade do atendimento ao precisar realizar viagens e maior facilidade para estabelecer o relacionamento com o terapeuta. Além disso, a psicoterapia online é recomendada para pessoas com dificuldades de locomoção e para brasileiros residentes no exterior, que desse modo, podem contar com o atendimento psicológico na sua língua nativa e com um profissional conhecedor de sua própria cultura.
Vale mencionar que há fatores que podem dificultar o atendimento psicológico online, como por exemplo, a questão da privacidade e segurança das informações na utilização dos recursos tecnológicos, mas esse problema pode ser amenizado com a utilização de recursos e cuidados adequados. Para isso, recomenda-se que o paciente utilize plataformas criptografadas, conforme orientação do psicólogo, faça uso de senhas apague o histórico das conversas e utilize um programa antivírus. Ao psicólogo, além desses cuidados, cabe manter o sigilo e intimidade das informações dos paciente, conforme orienta o Código de Ética do Psicólogo.
Ao iniciar, um atendimento psicológico online, o psicólogo encaminhará um contrato de prestação de serviços para orientação e assinatura do paciente. Nesse contrato é mencionado o funcionamento, regulamento sobre faltas, ausências, atrasos e férias e recomendações de segurança e privacidade. Essas informações ajudam ao paciente se sentirem seguros e com menos resistência ao tratamento.
Pacientes crianças, adolescentes, adultos e idosos podem ser atendidos pela consulta psicológica online para cuidarem da sua saúde mental. As crianças necessitarão de autorização de pelo menos um dos responsáveis. Desenvolver o autoconhecimento e entender as causas dos sofrimentos psíquicos é fundamental para o bem estar do ser humano.